Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
 Leach, 1820
Subfamília: Anatinae
 Leach, 1820
Espécie: C. leucophrys

Nome Científico

Callonetta leucophrys
(Vieillot, 1816)

Nome em Inglês

Ringed Teal


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Marreca-de-coleira

A marreca-de-coleira é uma ave Anseriforme da família Anatidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kallos = beleza; e netta = pato; e do (grego) leukos = branco; e ophrus = sobrancelha. ⇒ Beleza de pato (com) sobrancelha.

Características

Mede 30 cm de comprimento. Bico azul-claro,, pernas róseas. Macho com face e garganta pardas, orladas por uma faixa escura da coroa à nuca; dorso castanho ferrugíneo, peito rosado com pintas pretas, flancos com fina vermiculação cinza e branca, crisso branco. Fêmea com complexo padrão marrom e branco na face; marrom por cima, peito e flancos com barrado irregular marrom e pardo. Em voo, ambos os sexos tem asa escura, com espelho verde irisdecente e uma mancha oval branca no centro da asa.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Espécie escassa, ocorre em geral aos pares, no máximo em grupos de 6 a 8 aves, em banhados, matas alagadas, lagos e pantanais tomados por capim. Às vezes empoleira em árvores. O chamado é um curioso “ko-uiá” anasalado.

Distribuição Geográfica

Aparentemente reproduz-se no Rio Grande do Sul durante o verão, tornando-se migratória no inverno quando aparece em São Paulo, Minas Gerais, no sul do Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Referências

Galeria de Fotos